terça-feira, 15 de julho de 2008

Fanfilm? What the hell is it?

O que é um fanfilm? Como já diz o nome, é um “filme de fã”, uma homenagem audiovisual feita por alguém que admira um determinado trabalho, criando um outro filme (geralmente curta-metragem) baseado naquele. Apesar de já existirem “fanfilms” na década de 70, foi somente no final da década de 90, com a internet, que eles ficaram populares. Hoje em dia existem fanfilms de vários assuntos (Superman, Homem-Aranha, Matrix, etc...), mas o tema imbatível ainda é Guerra nas Estrelas (Não sei como ainda não fiz um...). Mas o que faz tantas pessoas dedicarem seu tempo (e dinheiro) para produzirem filmes baseados em uma propriedade alheia? Os motivos são variados, mas, no nosso caso, é uma mistura de ardor de fã com a possibilidade real de mostrar nosso trabalho como cineastas a um público bem mais amplo do aquele que normalmente assistiria a um curta-metragem desconhecido, por exemplo. Outra desculpa é a piada que fazemos ao produzir uma versão "pirata" da obra original "Piratas do Caribe". Óbvio que é necessário criar algo original, mas com base na obra em que você está se inspirando, para dar aquela sensação de "Caraca! Eu conheço essa cena..." Mas não se preocupem, temos planos de produzir projetos 100% originais (muitos até ja estão com roteiro pronto), é que todo cineasta amador que se preze começa com um fanfilm...

5 comentários:

Anônimo disse...

o q é 100% original hoje em dia?

Unknown disse...

Verdade... Sempre há alguma obra usada como inspiração. O ambiente, a fotografia, a época, o estilo dos personagens de outras produções é usado como referencia ou até objetivo a ser alcançado ou ultrapassado.

Anônimo disse...

emanuel, eu apoio seu trabalho.....
até que enfim alguem para divulgar o nome de nossa cidade.
sucessos

Unknown disse...

obrigado... espero concluir esse trabalho em breve. E sempre que puder visite o blog para se atualizar sobre a produção do filme.

Raio de luz... disse...

Ei fio, tá faltando um link pro Gas Masks aqui...
Bora..
Ju